domingo, 5 de junho de 2011

Momento seu mulher!

A menopausa (também chamada de "mudança de vida" ou climatério), que normalmente ocorre entre as idades de 40 e 55 anos, é um evento natural na vida de uma mulher. Em média, a menopausa começa aos 51 anos. Durante a menopausa, a ovulação (produção de óvulos) é interrompida, eliminando se a possibilidade de gravidez, e a menstruação se torna menos freqüente e eventualmente é interrompida. Em algumas mulheres, a atividade menstrual é interrompida repentinamente, mas normalmente diminui, tanto na quantidade quanto na duração do fluxo, e normalmente os períodos menstruais ficam bem próximos ou bem espaçados. Esta irregularidade pode durar 2 ou 3 anos até que a menstruação finalmente cesse por completo.

Os sintomas da menopausa são causados por alterações nos níveis de estrógeno e progesterona. Como os ovários se tornam menos funcionais, produzem menos estrógeno/progesterona e subseqüentemente o corpo reage. Algumas mulheres têm poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras têm vários sintomas, que variam de leves a graves. Esta variação é normal. A diminuição gradual de estrógeno permite que o corpo se ajuste lentamente à alteração hormonal, mas em algumas mulheres há uma diminuição repentina dos níveis de estrogênio, o que causa sintomas graves. Este resultado normalmente é observado quando a menopausa é causada pela remoção cirúrgica dos ovários (menopausa cirúrgica).

O estrógeno é responsável pela formação do revestimento epitelial da cavidade uterina. Durante os anos de fertilidade, este revestimento se forma e em seguida se desprende (menstruação) em um período de um mês (normalmente.) A diminuição do estrógeno na menopausa impede esta formação. No entanto, os hormônios androgênicos produzidos pelas glândulas adrenais são convertidos em estrógeno e algumas vezes isso poderá causar um sangramento pós-menopausa. Normalmente, isto não é motivo de preocupação, mas o sangramento pós-menopausa pode ser uma primeira indicação de outros problemas, incluindo câncer, e deve sempre ser avaliado por médico.

A redução do estrógeno está associada a um número de efeitos colaterais que podem ser muito desagradáveis. Fogacho, causado por um aumento do fluxo sangüíneo nos vasos sangüíneos da face, pescoço, tórax e costas e o ressecamento vaginal, causado pelo afinamento dos tecidos da parede da vagina, são os dois efeitos colaterais presentes com mais freqüência. As mudanças no humor e a falta de desejo sexual, que também estão associadas à menopausa, podem também resultar por parte da diminuição dos hormônios, mas também pode resultar da relação com o fogacho e o ressecamento vaginal. Além destes efeitos colaterais, existem outros que não são detectados por muitos meses ou anos. Os baixos níveis de estrógeno aumentam o risco de osteoporose (perda de cálcio dos ossos, causando fragilidade óssea), que às vezes não é detectado até que ocorra uma fratura óssea.

Sintomas:Os sintomas, quando presentes podem incluir:
fogachos e vermelhidão da pele
mudanças no humor
libido diminuída (desejo sexual)
períodos menstruais irregulares
ressecamento vaginal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário