sábado, 11 de junho de 2011

Momento seu mulher... saudades! palavra que machuca e doí muito...





Saudades!


Essa palavra parece tão simples e sem significado... Tem e muito, ela dói.

A saudade pode ser de varias maneiras, de varias dores e apertos... o coração chora...
A saudade vem da partida de alguém quando se vai para lugar que não sabemos, desconhecemos... a vida é cheia de mistérios.
A saudade pode ser de ágüem que amamos e mora longe, até perto, ignoram como se fossemos nada.
A saudade machuca de forma cruel e dolorosa... Ela não bate em sua porta ela já entra sem ser convidada.
A saudade é atrevida ela se recusa a uma defesa até mesmo a um desabafo...
A saudade não tem cura nem remédio... Em alguns sentidos não... Tem palavra amiga... Falo de ágüem que se foi para outro mundo, que não sabemos como é...
A saudade ela dói em todos os sentidos... Ao fechar os nossos olhes, vêm às lembranças recordações, todos os momentos, bons e ruins... Os bons também doem e muito.
Falo de alguém que não está mais, em nossas vidas! Por isso a saudade dói.
A saudade machuca quando lembramos de infância e cada momento que se foram...
Momento de uma despedida, trabalho e escola, conclui-se o ensino fundamental, médio e universitário, queremos tanto, concluir os nossos estudos, ansiedade,  indisposição e cansaço, conclui-se, vem à vontade de rever os amigos, colegas, enfim, vem a saudade... Sabe quem inventou a saudade?
Foi eu, você e nós... Façamos uma alta reflexão e veremos do que falo...
O criador da saudade em alguns aspectos somos nós... Quando deixamos de ouvir alguém e dar a atenção que  é preciso, essa mesma  pessoa, ela (e) se vai, e não volta mais... Então vem a saudade.


Texto da:

Érika Vasconys

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Momento seu mulher! toda mulher tem um segredo...



A mulher tem seus segredos sim... Segredo e segredo, alguns podem falar, outros não, há uma barreira, medo das más línguas? Um pré-julgamento com maus olhes? Pela sociedade que possa interpretá-la errada ou mal? Tantas interrogações e pré-julgamentos dessa sociedade, que não ver sua vida passar, mais a dos outros sim... Isso é áspero, em minha teoria, penso assim até a minha chamada, pra onde não sei, seja feita a vontade de Deus, acredito que ninguém é de ninguém, Hum! Quando uma mulher realmente ama, ela é linda! Sua felicidade está estampada em sua face, há um brilho diferente, ela e sincera e verdadeira... Toda mulher tem seus segredos sim, seja qual for isso é real, por muitas, todas? Muitas recusam-se, por medo enfim, deve ter seus motivos... Qual seria o segredo que realmente impede de falar? Seja pra sua amiga? Mãe? Alguém de sua plena confiança? Na verdade é a sociedade que julgam, não considera que é mulher e tem sentimentos sim, quando ela ama... Ama de verdade... Segredo de uma mulher... Ela não falar e nunca vai falar, o homem não entende... Muitas mulheres são frustradas, elas têm sonhos. Muitos sonhos, fantasias porque não? Sonhos de ser amada, ser paparicadas, mimadas até entendida... Por você... A mulher tem seus segredos sim... De amar alguém em silencio, de deseja outro, é errado? Por quê? Você não foi melhor, foi uma decepção e frustrou um sonho de uma mulher...  Frustrou a fantasia de uma mulher... Nossa! É pesado nê? Mais você não é tão bom (a) assim não... Você não é tão amiga (o) enfim, não é nada... a mulher tem seus segredos sim, bem escondidinhos, todas têm, mais tem medo e não falam, o pré-julgamento lhe cala... O juiz (a) é você... Reflita isso... A mulher tem seus segredos sim.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Momento seu mulher! primeiro beijo...




NUNCA beije o rapaz ou garoto de olhos abertos… NUNCA!
A mulher quanto mais romântica, o beijo e melhor.


A língua dentro da boca

O que acontece com a língua dentro da boca? Isso é o que a maioria pergunta. E vou sempre dar a mesma resposta. É difícil descrever o que ocorre com as línguas. Isso porque cada pessoa é única nesse mundo. E seu modo de beijar também. Tem umas que preferem mecher mais a língua, têm outras mais quietinhas enfim… cada caso é um caso. Você só descobre beijando. Beijar é um ganho de experiência para ambos. Os dois vão se descobrindo. Então, não existe uma explicação definitiva para isso. Cada pessoa explicaria de um jeito. O único jeito de saber é beijando... Cuidado com o beijo... Através de um beijo, ele incendeia o seu corpo, daí já sabem nê? Meninas! Existem vários tipos de beijo, em minha opinião, acredito que o beijo é natural, não precisamos aprender  e ver,  penso assim, quando você ama, nossa! O beijo acontece naturalmente, é preciso sentir e não aprender você entende? Se você se preocupa em aprender usando alguns métodos, você ira se constranger pode ter certeza... Então deixe acontecer e aprenda do sei jeito e bem melhor o seu, será que eles (a) sabem mais do que você? Claro que não, der repente, o seu é bem melhor e mais lindo, Mais gostoso e por ai vai... Rsrs o meu primeiro foi demais muito engraçado hum! Foi gostoso demais, rsrs, aprendi na hora, o momento e seu, todos são diferentes pode ter certeza disso, experiência boa e novas descobertas.

Sobre mau hálito
Poucos se preocupam. Talvez por não souberem que tenham, Mau hálito pode vir de varias situações: Falta de higiene problemas de estomago ou carie etc. existem maneiras para diminuir ou disfarçar para que o beijo se torne perfeito.
Escove sempre os dentes. Sempre que lembrar. Mesmo que não tenha comido nada, se passou perto do banheiro, pegue na escova. Tente fazer disso um costume, um hábito.
-Escove sempre a língua

 Use sempre o fio-dental.
 Use algumas vezes por dia Ant-sépico bocal pra bocejar. 
Agora quando tiver prestes a dar um ou for beijada em uma festa ou algum encontro, leve na bolsa um chiclete de menta ou hortelã (TRIDENT) Ou halls. Melhor usar bem antes e ao chegar Se tiver com bala, na hora que for beijar muito bom, Se for chiclete, ainda dá pra aproveitar? rsrs ... Brinque com ele usando o chiclete claro, confesso! É bom demais, cuidado para um de vcs não engolirem, rsrs... Não terá problemas mais acaba a brincadeira, comecem tudo de novo... Bom esse são algumas dicas da Érika Vasconys.


Você! Menina mulherGeralmente os meninos ou rapazes vão em cima de você. Olhe para os olhos dele e ele fará o resto. Então o melhor a fazer, Chegue perto e pergunte: quer me beijar? Conheço algumas meninas que na verdade tem a iniciativa, tem meninas bem danadas, confesso! Somos demais mesmo, pela pesquisa, dizem que nós somos bem mais elevadas e agimos bem antes e melhor, ou seja, desenvolvemos primeiro do que eles em alguns aspectos, não é menina mulher? Querem saber do meu primeiro beijo? Então leiam o meu livro. Ops! Desculpem preciso concluir primeiro, daí vocês irão ler combinado? Bjosssss, amo vcs! menina mulher.


Erika Vasconys.




quarta-feira, 8 de junho de 2011

Momento seu mulher!


Para elogiar uma mulher é preciso ter habilidades além das próprias forças, reflexão para mudar sua própria definição que Deus confiou tamanha responsabilidade em gerar a vida, em ensinar a vivê-la de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, pois elas ainda são mulheres em toda parte do tempo.

                        Feche os olhos comigo, respire fundo e recolha toda a paz que habita em você, deixe-a agora se espalhar por cada canto do seu eu, permita colher o perfume que suaviza o olhar que cativa e deixe-se banhar pela beleza, mulher,estamos em mais um momento onde cada uma de nós, todos os dias este encanto está presente, que nos faz um presente de harmonia e paz, pois, todos os dias são seus, a você mulher, encanta, admira e ilumina este Universo.

                        Esta paz é um estado da alma, onde o seu desejo mistura ao sagrado, ao desejo de Deus, de que cada ser humano, da vida e vive em plenitude, onde cada um possa ver além dos olhos, além da materialidade deste dia, mas possa todos os dias penetrar nas entrelinhas da vida, no mundo da mulher que adoça o coração, perfuma a alma e constrói no embrião Universal.

                        A você mulher, com seus olhos, espelhos da alma nos dá a oportunidade de recomeçar, pois cada música é composta por pequenas notas, todo o bom perfume tem várias essências, assim como a paz, só é possível quando existe boa vontade, a união das diferenças em ideais, mas iguais na essência de sua beleza. Uma mulher bonita, em você, não são partes que se elogiam, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza e leveza que não se deixa possibilidades para admirar as partes isoladas, sua conexão com o nosso Eu interior nos faz amar até que Deus envelheça. Pensamento esse, cujo processo é tudo que se passa em nossa mente e através dos pensamentos todos nós podemos harmonizar e prosperar mais do que jamais sonhamos. 


                        E nestas linhas, deixamos o bem nos invadir, a escuridão se apagar com essa luz, e essa luz, através da mulher, invadir docemente a vida e trazer a renovação e paz entre a humanidade. E é através deste pensamento é que traçamos todas as metas, planos para uma vida melhor, evolução para um mundo melhor e com sabedoria para entender o mundo entre homens e mulheres que projetam o encanto da soma de milhares de antepassados. E assim preparam, literalmente, a vida dentro de si. A você mulher, bom dia e boas energias. Com admiração e respeito, eu acredito em você  mulher.






Menina mulher, mãe, esposa e amiga...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Amo tudo isso! Erika Vasconys...

Rsrs...Erika Vasconys... galeraaa, esse vídeo tem mais de anoooo, foi só uma brincadeira, erraram até a escrita do meu nome que coisa não? rsrs é sériooo...

Momento seu mulher!



Quando uma mulher ama de verdade!



Uma mulher de verdade não precisa de asas, nem combustível.
Para chegar onde quer, ela sobe alto, caminha longe.
Vai ao lugar mais impossível
Não vai amanhã, ela vai hoje.
Uma mulher de verdade não precisa de roupas belas
Não usa máscaras para fingir o que não é e agradar
Ela encanta pela sua essência, sorriso e olhar.
Ela chama atenção porque ela é dela!
Uma mulher de verdade se junta para compartilhar.
Não se anula, não sufoca, não duvida.
Ela sabe amar, doar.
Sabe viver a sua vida.
Uma mulher de verdade se conhece e se permite
Ela ousa, arrisca, ama e se apaixona sem limite
Fala de amor com seu amado
Mostra seus desejos ao eleito de seu lado.
Uma mulher de verdade é uma mulher comum
Ela confia na sua intuição e a segue.
É uma sacerdotisa da lua e
celebra as pequenas coisas de uma forma incomum.
Ela cozinha, fala com os animais e molha suas plantas.
Põe a mão de seu amado entre as suas
E mostra a ele suas curvas e ancas
Mostra sua ousadia, o paraíso e todas suas ruas.
Uma mulher de verdade se refaz todo dia.
Embora se refugie dentro de sua boca comprimidos,
o silêncio, seco, sexo, saliva e sofrimento,
Ela renasce Deusa num mundo de reprimidos... Todo dia! quando ela ama de verdade.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conheça os seus direitos não se cale leia a constituição...





Olá, queridos (a) segundo a constituição temos o direito de liberdade de expressão, deveria ser obrigatório, nas escolas governamentais e particulares, ter a disciplina (matéria) da constituição... Lamento por muitos diria a maioria não saber os seus direitos e deveres... Meu maior defeito e ler e muito, posso até ser leiga em alguns assuntos, muita coisa eu entendo. Em meu parecer, o livro mais importante e a Bíblia sagrada, em segundo a constituição do seu país... Deveria sim adotar a constituição nas escolas, parece um complô, como se nossos filhos até nós, não saber e nem entender, os nossos direitos, muitos e muitos perdem, em todos os sentidos por não saber, os seus direitos e valores. Sinceramente lamento... Nós brasileiros temos preguiça sim de lermos, quanto eu, até que leio por curiosidade e por gosta digamos um pouco, não estou me contradizendo não, amo ler, dependendo do assunto e matéria claro. Percebe-se que, quando a titulo é bem convidativo algo que chame a atenção, lemos, mais quando o tópico é grande temos dificuldades de lemos ou indisposição mesmo.


Momento seu mulher!

Este texto foi escrito por um HOMEM...


“Tome a mesma mulher aos 20 e depois aos 40 anos. Num segundo
Momento ela será umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível.
Do que no primeiro. Ela perde o frescor juvenil, é verdade. Mas também o ar inseguro de quem ainda não sabe direito o que quer da vida, de si mesma, de um homem. Não sustenta mais aquele ar ingênuo, uma característica sexy da mulher de 20. Só que é compensado por outros atributos encantadores de que se reveste a mulher depois dos 40. Como se conhece melhor, ela é muito mais autêntica, centrada, certeira no trato consigo mesma e com seu.
Homem.
Depois dos 40, a mulher tem uma relação mais saudável com o próprio corpo e com o seu cheiro cíclico. Não briga mais com nada disso. Na verdade, ela quer brigar com o menos possível. Está interessada em absorver do mundo o que lhe parecer justo e útil, ignorando o que for feio e baixo-astral. Quer é ser feliz. Se o seu homem não gostar do jeito que ela é, que vá procurar outra. Ela só quer quem a mereça.

Depois dos 40, a mulher sabe se vestir. Domina a arte de valorizar os pontos fortes e disfarçar o que não interessa mostrar.
Sabe escolher sapatos, tecidos e decotes, maquiagem e corte de cabelo.
Mas, sobretudo, gosta melhor. E tem gestos mais delicados e elegantes.

Depois dos 40, ela carrega um olhar muito mais matador quando interessa matar. E finge indiferença com mais competência quando interessa repelir. Ela não é mais bobinha. Não fica mais inconstante.
Mulher que é mulher se pudesse, não vestiria duas vezes a mesma roupa, nem acordaria dois dias seguidos com o mesmo humor. Mas, depois dos 40, ela já sabe lidar melhor com este aspecto peculiar da condição feminina.
E poupa (exceto quando não quer), o seu homem desses altos e baixos hormonais que aos.
20 a atingiam e, quem mais estivesse por perto irremediavelmente.
Aos 20, a mulher tem espinhas. Depois dos 40, tem pintas.
Encantadora pinta... Que só sabem mesmo onde terminam, uns poucos e sortudos escolhidos. Sim, aos 20, a mulher é escolhida. Depois dos 40, é ela quem escolhe. Não veste mais calcinhas que não lhe favorecem.
Só usa lingeries com altíssimo poder de fogo. Também aprende a se perfumar na dose certa, com a fragrância exata. A mulher depois dos 40, mais do que aos 20, cheira bem, dá gosto de olhar, captura os sentidos, provoca fome.

Depois dos 40, ela é mais natural, sábia e serena. Menos ansiosa menos estabanada. Até seus dentes parecem mais claros. Seus lábios, mais reluzentes. Sua saliva, mais potável. E o brilho da pele não é o da oleosidade dos 20 anos, mas pura luminosidade.

Aos 20 anos, ela rói unha. Depois dos 40, constrói para si mãos plásticas e perfeitas. Ainda desenvolve um toque ao mesmo tempo firme e suave. Ocorre algo parecido com os pés, que atingem uma exatidão estética insuperável. Acontece alguma coisa também com os cílios, o desenho das sobrancelhas. O jeito de olhar fica mais glamuroso, mais sexualmente arguto.

Depois dos 40, quando ousa no quer que seja, a mulher costuma acertar em cheio. No jogo com os homens, já aprendeu a atuar no contra-ataque.
Quando dá o bote, é pra liquidar a fatura. Ela sabe dominar seu parceiro sem que ele se sinta dominado. Mostra sua força na hora certa e de modo sutil. Não para exibir poder, mas para resolver tudo a seu favor antes de chegar o ponto de precisar exibi-lo. Consegue o que pretende sem confrontos inúteis.

Sabiamente, goza de prerrogativas da condição feminina sem engolir sapos supostamente decorrentes do fato de ser mulher. Se você, mulher, anda preocupada porque não tem mais 20 anos, ou porque ainda não tem, mas percebeu que eles não vão durar para sempre, fique tranqüila. É precisamente, a partir dos 40, que o jogo começa a ficar bom!





a mulher depois dos 40...............MARAVILHA!!!!!!!!!!!!!

Momento com Deus ( Momento de reflexão )




4
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

  Gênesis : Cap:1. 4 a 6

domingo, 5 de junho de 2011

AINDA CREIO NO AMOR, O QUE SINTO POR VOCÊ? ESTÁ ESCRITO NA BIBLÍA SAGRADA, 1CORÍNTIOS 13, 4-7, JAMAIS ME DOU POR VENCIDA! ESPERO EM DEUS.




ERIKA VASCONYS,


SOU UMA MULHER APAIXONADA NA ESPERAR DO TEMPO, DEPENDO DO TEMPO, DOS SEGUNDOS, MINUTOS E HORAS... SOU MUITO DETERMINADA, QUANDO EU QUERO EU CONSIGO,COM SABEDORIA E MUITA CAUTELA, CLASSIFICO-ME, COMO: SINCERA... ODEIO À MENTIRA E FALSIDADE, QUANDO EU AMO EU AMO, APRENDI À PERDOAR, MESMO ESTANDO CERTA, TENHO UM CORAÇÃO SENSÍVEL O QUE SOU HOJE... FORAM ATRAVES DOS MEUS ESFORÇOS, SEM PUXAR TAPETE DE NINGUÉM, POIS O QUE PLANTAMOS COLHEREMOS, CEDO OU TARDE, AMO A MUSICA E AMO TUDO QUE NOS DAR OPORTUNIDADE QUERO DAR O MELHOR EXEMPLO AOS MEUS FILHOS E SUAS GERAÇÕES COM DIGNIDADE E HONESTIDADE... SOU MUITO ROMÂNTICA E CARINHOSA,PREFIRO UM BUQUÊ DE FLORES. AMO VOCÊ? RSRS, FILHOS,NETO, SOBRINHA, PAIS, PESSOAS QUE ME CERCAM, FAMILIA E AMIGOS. MINHA ADORAÇÃO É PARA DEUS, MEU ÚNICO SENHOR ATRAVÉS DO SEU FILHO JESUS! TENHO ALGUNS SONHOS QUE AINDA IREI REALIZÁ-LOS, EU CREIO EM NOME DE JESUS! MESMO QUE OS MEUS DIAS POSSAM ESTÁ CONTADOS, MINHA VIDA PERTENCE A DEUS. JESUS É FIEL EM SUAS PROMESSAS FAZEMOS UM PLANO MAIS A RESPOSTA FINAL VEM DE JESUS! ESTOU DE PÉ PELA GRAÇA E MISERICÓRDIA... POR MAIS QUE TENTEM EM ME PREJUDICAREM, NÃO IRÃO CONSEGUIR, ACREDITO SIM... QUE O NOSSO NOME TEM SIGNIFICADO... E O SIGNIFICADO DO MEU NOME... ERIKA É... TODA PODEROSA! EU ACREDITO NISSO... PASSO POR MUITAS LUTAS E PERSEGUIÇÕES, MAIS TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE ÀS VEZES, DAR UMA RECAÍDA SIM, UMA TRISTEZA, MAIS TUDO PASSA... SÓ NÃO PASSA A PALAVRA DE DEUS, ELA PERMANECERÁ PARA SEMPRE, QUERENDO OU NÃO. FAÇO DE TUDO PARA NÃO MACHUCAR NINGUÉM COM PALAVRAS, POIS ELAS DOEM E MUITOO. TENHO UM GRANDE DEFEITO TALVEZ VIRTUDE, É SÓ NA HORA, POR POUCO TEMPO, DEPOIS TENTO ME CHEGAR, FAÇO A MINHA PARTE, NÃO PRECISO SER HIPÓCRITA, JÁ SÓFRI EM TODOS OS SENTIDOS, MAIS CONSEGUIR SUPERA-LOS, TEM AINDA UMS PARA SEREM RESOLVIDOS ISSO É SÓ COM O TEMPO. EM MINHA TEORIA, HUMANAMENTE FALANDO, DEPEDEMOS DO TEMPO PARA TUDO... É SÓ ANALIZAREM. CONFESSO! SOU MUITO SONHADORA, ISSO É QUE ME LEVA Á TER VONTADE DE LUTAR PELOS MEUS OBJETIVOS E SONHOS. EU CHEGO LÁ. JÁ TIVE OPORTUNIDADE, E MUITAS COISAS, MAIS ABRIR MÃO PELOS "OUTROS” COMO DESABAFO... ME ARRENPENDI PROFUNDAMENTE MINHA VIDA, MINHA FELICIDADE ESTA Á DISPOSIÇÃO DO FALADO TEMPO. PELA MATURIDADE QUE TENHO HOJE JAMAIS DEIXARIA ESCAPAR MEU TÃO SONHADO SONHO. EM SILENCIO AMO VOCÊ, ESSE SENTIMENTO... QUE ME ALIMENTA E ME DEIXA COM MAIS VONTADE DE VIVER! MESMO NÃO SENDO CORRESPONDIDA...O AMOR REALMENTE É PERFEITO... AINDA CREIO NO AMOR, O QUE SINTO POR VOCÊ? ESTÁ ESCRITO NA BIBLÍA SAGRADA, 1CORÍNTIOS 13, 4-7, JAMAIS ME DOU POR VENCIDA! ESPERO EM DEUS.


Momentos felizes devem ser sempre lembrados...


Em meu blog terá alguns trechos do meu livro... Cidades que morei Tangará, Currais novos e Jucurutu (RN) Santa Luzia e João pessoa (PB) Fortaleza (CE) por fim a Capital do Brasil, Brasília (DF)  momentos marcantes menciono nomes de alguns da minha infância, adolescência e fase adulta... Titulo do livro momentos felizes devem ser lembrados.


@Erika Vasconys

Minha autobiografia...confissões, memórias , que revelam sentimentos íntimos e minhas experiências... Momentos felizes, decepções, dores e perdas.


Aguardem!


Breve irei começa a publica alguns trechos da minha autobiografia... (Érika Vasconys) Muitos, que fizeram e fazem parte em minha vida, momento bons e ruins... pela constituição não irei denegrir a imagem de ninguém... são fatos reais e verdadeiros... e contra fatos não a argumentos.

Atenciosamente. 

Erika Vasconys.

Você! na capital do Brasil... ( Brasilia ).


SENADO FEDERAL


COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO
PARTICIPATIVA.

36ª Reunião Extraordinária da Comissão de Direitos Humanos e Legislação
Participativa, conjunta com a 15ª Reunião da Comissão de Assuntos Sociais, da 1ª
Sessão Legislativa Ordinária da 54ª Legislatura, a realizar-se em 07 de junho de 2011,
terça-feira, às 09horas, no Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, Plenário 2, do Senado
Federal.

PAUTA

(AUDIÊNCIA PÚBLICA)
Audiência Pública, nos termos dos Requerimentos nº 67, de 2011 - CDH, e nº 14, de 2011-
CAS ambos de autoria do Senador Paulo Paim, aprovados em 19/05/11 e 25/05/11,
respectivamente, “para debater a proposta da ANVISA de retirada de circulação dos
medicamentos inibidores de apetite”.

CONVIDADOS :
· Doutor Paulo Giorelli - Diretor Geral da Associação Brasileira de Nutrologia -
ABRAN;
· Doutor Dirceu Brás Aparecido Barbano - Presidente da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária - ANVISA;
· Doutor Jorge Ilha Guimarães – Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia;
· Doutor Antonio Carlos Lopes - Presidente da Sociedade Brasileira de Clinica Médica
- SBCM;
· Doutor Airton Golbert - Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e
Metabologia;
· Doutor Roberto Luiz D’Ávila - Presidente do Conselho Federal de Medicina;
· Teresa Liporace - Assessora de Projetos do Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor - IDEC; e
· Professora Sueli Rosenfeld - Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP.

Erika Vasconys... faz parte dessa comissão ( CDH )

Obs. Assim: que obter o resultado da audiência, publicarei...

Momento seu mulher!

A menopausa (também chamada de "mudança de vida" ou climatério), que normalmente ocorre entre as idades de 40 e 55 anos, é um evento natural na vida de uma mulher. Em média, a menopausa começa aos 51 anos. Durante a menopausa, a ovulação (produção de óvulos) é interrompida, eliminando se a possibilidade de gravidez, e a menstruação se torna menos freqüente e eventualmente é interrompida. Em algumas mulheres, a atividade menstrual é interrompida repentinamente, mas normalmente diminui, tanto na quantidade quanto na duração do fluxo, e normalmente os períodos menstruais ficam bem próximos ou bem espaçados. Esta irregularidade pode durar 2 ou 3 anos até que a menstruação finalmente cesse por completo.

Os sintomas da menopausa são causados por alterações nos níveis de estrógeno e progesterona. Como os ovários se tornam menos funcionais, produzem menos estrógeno/progesterona e subseqüentemente o corpo reage. Algumas mulheres têm poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras têm vários sintomas, que variam de leves a graves. Esta variação é normal. A diminuição gradual de estrógeno permite que o corpo se ajuste lentamente à alteração hormonal, mas em algumas mulheres há uma diminuição repentina dos níveis de estrogênio, o que causa sintomas graves. Este resultado normalmente é observado quando a menopausa é causada pela remoção cirúrgica dos ovários (menopausa cirúrgica).

O estrógeno é responsável pela formação do revestimento epitelial da cavidade uterina. Durante os anos de fertilidade, este revestimento se forma e em seguida se desprende (menstruação) em um período de um mês (normalmente.) A diminuição do estrógeno na menopausa impede esta formação. No entanto, os hormônios androgênicos produzidos pelas glândulas adrenais são convertidos em estrógeno e algumas vezes isso poderá causar um sangramento pós-menopausa. Normalmente, isto não é motivo de preocupação, mas o sangramento pós-menopausa pode ser uma primeira indicação de outros problemas, incluindo câncer, e deve sempre ser avaliado por médico.

A redução do estrógeno está associada a um número de efeitos colaterais que podem ser muito desagradáveis. Fogacho, causado por um aumento do fluxo sangüíneo nos vasos sangüíneos da face, pescoço, tórax e costas e o ressecamento vaginal, causado pelo afinamento dos tecidos da parede da vagina, são os dois efeitos colaterais presentes com mais freqüência. As mudanças no humor e a falta de desejo sexual, que também estão associadas à menopausa, podem também resultar por parte da diminuição dos hormônios, mas também pode resultar da relação com o fogacho e o ressecamento vaginal. Além destes efeitos colaterais, existem outros que não são detectados por muitos meses ou anos. Os baixos níveis de estrógeno aumentam o risco de osteoporose (perda de cálcio dos ossos, causando fragilidade óssea), que às vezes não é detectado até que ocorra uma fratura óssea.

Sintomas:Os sintomas, quando presentes podem incluir:
fogachos e vermelhidão da pele
mudanças no humor
libido diminuída (desejo sexual)
períodos menstruais irregulares
ressecamento vaginal. 

Momento com Deus ( Momento de reflexão )


1
No princípio criou Deus os céus e a terra.
2
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

                                                           
Gênesis     Cap.1: 1a 3