sexta-feira, 27 de maio de 2011

Minha cidade que amo, morei bem aliii, agora é um posto de gasolina, era a minha casa... que saudades!!.


 FOTOS_ANTIGAS_12FOTOS_ANTIGAS_03Lembro-me perfeitamente de tudo isso, amo muito essa época, que saudades!!
 Amo tudo isso!! que saudades dessa terra linda chamada Jucurutu, localizada no(RN) amo vcs demaiss.

Jucurutu, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião do Vale do Açu. De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2003 sua população era estimada em 18.131 habitantes. Área territorial de 934 km².A povoação chamada Saco dos Jucurutus surgiu a partir dos aldeamentos dos nativos da região ao longo do Rio Piranhas e da construção de uma capela construída por Antônio Batista dos Santos em homenagem a São Sebastião.
Devido a existência de uma propriedade rural de grande importância na região, (Fazenda São Miguel, hoje denominada Poço Cercado), a povoação passou a ser conhecida como São Miguel de Jucurutu e o pequeno povoado foi se desenvolvendo gradativamente. Em relatório escrito ao Governador Pedro Velho em junho de 1894, Alberto Maranhão informou que o povoado de São Miguel de Jucurutu, localizado à margem do rio Piranhas, tinha uma igreja, um cemitério, cerca de trinta residências particulares e escola pública para moradores do sexo masculino. Em 11 de outubro de 1935, pela Lei número 932, São Miguel de Jucurutu teve suas terras desmembradas de Campo Grande, Santana do Matos e Caicó para ser elevado à condição de município. Três anos depois, em 31 de outubro de 1938, o Decreto número 603 simplificou o nome do município para Jucurutu.
Jucurutu também se destaca por ser conhecida como a Capital do Ferro do RN, onde se extrai milhares de toneladas/mês de suas terras onde são transportadas em carretas até a Paraíba e de lá continua seu caminho de trem até o Porto de Suape,PE. E de lá, é escoado para portos da China e Canadá.
Há indícios fortes que a exploração da Mina de Ferro do Bonito ou Serra do Cabeço do Bonito não esteja de acordo com a legislação ambiental brasileira, correndo risco de existir contaminação das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte.
Pesquisas recentes constataram que no município contém uma outra reserva de ferro, ainda intocada, e que pode ser a maior do mundo com 3,0 bilhões de toneladas, ultrapassando Carajás no Pará, com 1,5 bilhão de toneladas de ferro.

Minha cidade que amo de paixão...

segunda-feira, 23 de maio de 2011